Facilitar o acesso à saúde é um dos compromissos do Serviço Social do Comércio no Distrito Federal. E para ter qualidade de vida, a população não pode recorrer ao médico apenas quando está doente. É necessário cuidar do corpo sempre, é fundamental prevenir as doenças antes que elas apareçam. Para cumprir com essa missão, o Sesc-DF investe, sobretudo, em ações de prevenção. E por acreditar nesse princípio, a instituição realiza de forma gratuita exames para o diagnóstico do câncer de mama e de colo do útero, além de promover atividades educativas. Ações que fazem parte do projeto Sesc Saúde da Mulher que percorre, desde 2017, várias cidades brasilienses.

A finalidade é rastrear essas doenças graves dando acesso a análises de maneira rápida e eficiente a todas que necessitam. O programa oferece exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, e exame preventivo do colo de útero, o Papanicolau, para mulheres entre 25 e 64 anos. Para se ter uma ideia, em2017, 3.539 exames de mamografia e 3.841 exames preventivos para câncer de colo uterino foram realizados pela nossa unidade móvel, conhecida também como carreta da mulher. Por meio desse trabalho, as mulheres têm a possibilidade de descobrir o câncer ainda na fase inicial, aumentando as chances de cura.

Mas não é só isso que o Sesc proporciona. Os nossos mamógrafos são digitais e emitem menos radiação. São imagens mais nítidas e exames mais seguros. A equipe também é devidamente treinada. É assim que a instituição mostra a sua preocupação com a saúde com o público feminino. Como presidente do Sesc, sei da importância de se ofertar equipamentos modernos e estrutura adequada. Por isso, faço aqui um convite,em tom de alerta, para que todas as mulheres que estão nesse grupo de maior incidência, façam o exame. Atualmente, a unidade móvel está estacionada na cidade de São Sebastião e fica até o dia 21 de agosto nessa localidade. Procure o serviço e não deixe que uma doença curável cause sofrimentos.