Biografia

Nascido em 19 de abril de 1945, em Nova Iorque, Maranhão, Adelmir Santana chegou em Brasília em 1964 e se formou em Administração de Empresas pelo Centro Unificado de Brasília (UniCeub). Tinha sido criado para ser um bom empregado, mas o sonho chamado Brasília mostrou outra realidade: era possível empreender e ser bem sucedido. Em 2004, concluiu o curso de especialização em Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais, na INSEAD, em Fontainebleau, na França.

Foi funcionário público até 1971. Em seguida, ingressou em uma multinacional da área da indústria farmacêutica, onde desenvolveu suas atividades profissionais até 1986. Neste mesmo ano, iniciou suas atividades como empresário proprietário no segmento farmacêutico, consolidando a rede de Drogarias Vison.

.
.

No Senado Federal, entre outras funções que exerceu, foi relator da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e da Lei Geral do Turismo. Também ajudou a criar a figura do Micro Empreendedor Individual (MEI), que contempla os empreendedores com receita bruta de até R$ 60 mil ao ano. É o caso de costureiras, sapateiros, manicures, barbeiros, marceneiros, encanadores, mecânicos e pintores de parede. Graças a essa lei, hoje esses trabalhadores têm mais facilidades para legalizar o negócio e direito à aposentadoria, dentre outras vantagens.

Casado com Maria José Santana, tem três filhos – Glauco, Cynthia e Juliana – e seis netos. Maria José nasceu em Umarizal, Rio Grande do Norte, chegou em Brasília em 1960, pautando sua história com estudo, trabalho e formação familiar. Formada em pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e pós-graduada em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Maria José foi funcionária pública em empresas estatais como Embrapa e Embrater, foi empresária do ramo da moda, encerrando suas atividades profissionais (formais) como diretora de Cultura do DF.

“Não sabia muito bem como seria o meu futuro, mas tinha certeza que grandes oportunidades residiam no Planalto Central. A crença na capacidade de inovar e transformar o País modificaria minha vida para sempre.”

Adelmir Santana

“É necessário consolidar a cultura do empreendedorismo e ampliar as reformas capazes de eliminar outros entraves burocráticos, trabalhistas e tributários. Quando isso ocorrer, teremos transformado o Brasil num País mais desenvolvido.”

Adelmir Santana

Adelmir Santana é empresário e foi senador da República pelo Distrito Federal. Defensor do desenvolvimento econômico, político e social brasileiro, Adelmir preside no DF a Federação do Comércio (Fecomércio-DF), o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio. Essas instituições têm como missão contribuir para promoção da atividade empresarial, bem como para formação profissional dos trabalhadores dos setores de comércio, serviços e turismo.

Ainda no âmbito do Distrito Federal, Adelmir Santana foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-DF, preside o Conselho Deliberativo do Centro de Tecnologia de Software de Brasília, o Conselho Consultivo da Associação Júnior Achievement, além de compor importantes conselhos na área de saúde e desenvolvimento econômico e social ligados aos governos federal e local.

É vice-presidente da Câmara de Comércio Líbano-DF e membro do Conselho Consultivo do curso de Administração da Universidade Católica de Brasília e da Câmara de Comércio Brasil-Portugal-Brics, essa última em âmbito nacional. Também é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional pelos biênios 2007/2008 e 2009/2010.


Acesse a versão digital do currículo síntese de Adelmir Santana, clique aqui.

ARTIGOS

Meus artigos publicados semanalmente


This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!